quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Materialismo Científico

O Materialismo é uma tendência que remota desde os primeiros filósofos gregos, que começaram a especular e fazer argumentações em torno do homem, suas questões filosóficas e psicológicas. Entre eles, encontra-se a eliminação total de mitos e princípios religiosos, pois a matéria que compõe a natureza é incriada e tudo nasce nela e volta para ela (FREIRE, 1997, p. 77). Qual o elemento fundamental? Água? Fogo? Átomo?

Estes elementos se regem por leis físicas que podem levar a geração ou destruição. Isso elimina a crença no sobrenatural ou no destino por exemplo.

Tales, Anaxágoras e Demócrito, e outros filósofos foram os pioneiros do materialismo científico. Sócrates abriu caminho que foi muito explorado e importante para a psicologia, dizia que a razão era a principal característica humana. Platão pregava o idealismo e concebia a alma separada do corpo. Aristóteles inovou, estudou as diferenças entre a razão, percepção e as sensações. Descartes um dos filósofos que mais contribuiu para o avanço da ciência, lançou na França as bases do materialismo moderno, que ganhou força com os filósofos da ilustração.

Nessa época as ciências tinham se desenvolvido o que fez com que o materialismo passasse a ser científico, o precursor da psicologia científica. É esse materialismo que impulsionou a psicologia científica. O objeivo era reduzir os fenômenos mentais para fenômenos naturais, pois dessa maneira poderia ser também ser estudados como outras ciências físicas.

Com essa idéia os filósofos defendiam que apenas a matéria é admitida como realidade. Em oposição ao espiritualismo Deus deixa de ser a razão, negando a existência da alma, e do mundo espiritual. Os fenômenos devem ser explicados apenas pelas observações da realidade. A matéria é a substância de todas as coisas, a alma faz parte da natureza e obedece suas leis.

Toda explicação científica é resultado de um processo físico e químico e o pensamento, a consciência é apenas um produto do cérebro. Essa proposta afirma ou defende que é possível compreender até a consciência humana com base nos princípios da física e da química. Esse conhecimento tornou-se independente da fé, a racionalidade do homem passa a ser a grande possibilidade de construção do conhecimento. Essa construção se dava como o conhecimento como fruto da razão, possibilidade de desvendar a natureza e suas leis através da observação objetiva.

Alguns nomes foram indispensáveis para a contribuição do materialismo científico, tais como: Julien O. de La Methie que condenava o duelo da alma separada do corpo, ele considerava que todas as ações humanas podem ser descritas mecanicamente de forma objetiva. Os fenômenos psicológicos são considerados como alterações orgânicas no cérebro. Etienne Bonnot de Condillac com a teoria do sensacionalismo, onde a sensação é suficiente para explicar as funções da mente humana. Das mais simples as mais complexas.

Pierre Jean Georges Cabanis também rejeita o duelo e diz que todas as ações humanas são mecanicistas e materialistas. Hermann Von Helmholtz como físico, filósofo e psicólogo contribuiu muito para a ciência da época. Realizava estudos nos órgãos dos sentidos. Dizia que a sensação e a percepção são os fundamentos da vida mental. Helmholtz quis mostrar que os fenômenos psicológicos poderiam ser estudados através da experimentação. Uma nova forma de se produzir conhecimento que não eram mais aceitáveis pelos dogmas religiosos.

O materialismo científico foi muito importante na história da psicologia, os fenômenos psicologicos adquiriram status científicos, fortalecendo assim a ciência da psicologia.

Para Ler: Origens da Psicologia Científica através das três tendências filosóficas: Empirismo Crítico, Associacionismo Britânico e Materialismo Científico.

Referências:

FREIRE, Izabel Ribeiro. Raízes da Psicologia. RJ, 2006.

SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. SP, 2001.

2 comentários:

Elen Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elen Gomes disse...

Amei! Me esclareceu para prova. Obrigada ♥

Postar um comentário

 
Copyright ✖Cultura POPℓ ι η є 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .